jueves, 18 de noviembre de 2010

Brasil apresenta em reunião da FAO iniciativas para recuperar pastagens

LUIZ ANTONIO ALVÉS
AGENCIA BRASIL

Buenos Aires - As iniciativas do governo brasileiro no setor pecuário para reduzir os efeitos do chamado efeito estufa sobre a camada de ozônio – faixa de gás responsável por evitar excesso de radiação ultravioleta sobre o planeta – estão entre os assuntos discutidos em Buenos Aires durante encontro coordenado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Autoridades governamentais e técnicos da Argentina, do Brasil, do Chile, do Uruguai e do Paraguai também discutem a inclusão da agricultura familiar em projetos de produção de carne, além das políticas comuns ou individuais de cada país para os próximos dois anos no setor agropecuário.

O representante brasileiro no encontro é Márcio Portocarrero, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele afirmou à Agência Brasil que o mundo considera os grandes países produtores de carne agentes no enfraquecimento da camada de ozônio. “O boi é um ruminante e libera, no processo de digestão do alimento, gases que influenciam na redução dessa camada. O que tentamos provar é que a partir do manejo, da tecnologia e de cuidados específicos no setor pecuário, podemos reduzir esse efeito.”

Leer noticia completa en AGENCIA BRASIL