AGENCIA BRASIL/ RENATA GIRALDO
Brasília – O governo do presidente de Honduras, Porfírio “Pepe” Lobo, tenta, por meio dos Estados Unidos, uma reaproximação com os países vizinhos para sair do isolamento internacional em que se encontra.
Ontem (28), a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores hondurenho, Mario Canahuati, na tentativa de encerrar o impasse. Para Hillary, os esforços do presidente colaboram para acabar com a crise iniciada pelo golpe de Estado que depôs o ex-presidente Manuel Zelaya, em 2009.
“Acho que as medidas que o presidente Lobo e do seu governo têm tomado merecem o nosso apoio. Nós queremos trabalhar com o governo e o povo de Honduras para recuperá-los totalmente no caminho da democracia, do Estado de Direito e da boa governabilidade”, disse Hillary, segundo dados do Departamento de Estado norte-americano.
A reação de Hillary ocorre no momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou Lobo por ter anistiado os militares que apoiaram o golpe de Estado, mas não concedeu perdão a Zelaya e seus correligionários.
Ler o artigo enteiro na AGENCIA BRASIL...