martes, 13 de abril de 2010

Brasil: Ministro sugere a empresários esforço redobrado para fechar negócios com o Irã

AGENCIA BRASIL/Renata Giraldi

Teerã (Irã) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, deu uma orientação aos 86 empresários brasileiros que estão em Teerã em busca de incrementar o comércio com os iranianos. Jorge disse que eles devem negociar com interesse e esforço pois, do contrário, o espaço existente será preenchido pelos chineses. “Os chineses estão chegando aqui também. Eles estão em todos os lugares”, afirmou.

Ontem (12), o ministro desembarcou com os empresários dos mais diversos setores – alimentício, automotivo, moveleiro, de utensílios domésticos e infraestrutura – com o objetivo de ocupar espaços e ampliar o comércio bilateral com o Irã. A viagem ocorre um mês antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer sua primeira visita oficial ao país.

A presença de Miguel Jorge e dos empresários é acompanhado de perto pela imprensa iraniana. Emissoras de televisão, de rádio e jornais seguiram as principais reuniões do ministro e da comitiva. O fato de Lula apoiar o desenvolvimento do programa nuclear do Irã, desde que para fins pacíficos, faz com que o presidente e o Brasil sejam notícia constante nos principais veículos da imprensa iraniana.

Ler artigo enteiro na AGENCIA BRASIL...