martes, 11 de mayo de 2010

Amorim diz que discussões entre Brasil e África podem reduzir distorções no comércio internacional

Repórteres da Agência Brasil/Renata Giraldi, Yara Aquino


Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou hoje (10) que a Reunião Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, no Itamaraty, pode levar à execução de medidas que reduzam as dificuldades enfrentadas pelos países em desenvolvimento no mercado externo. “Esta aproximação nos tornará mais fortes para enfrentar as distorções no comércio internacional”, afirmou ele, referindo-se à existência de barreiras comerciais e imposições de subsídios principalmente sobre produtos agropecuários.

Em seguida, Amorim afirmou que é um grande orgulho copatrocinar um evento como esse. “A África sempre esteve no nosso coração e no nosso espírito. Hoje temos grandes investimentos na África”. O chanceler lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou mais de 20 países africanos em busca de ampliar relações multilaterais.

Participam da reunião hoje, no Itamaraty, representantes dos países africanos, ministros e especialistas. Eles discutirão alternativas para a promoção da agricultura, da segurança alimentar e do desenvolvimento rural a fim de intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos.

Ler o artigo enteiro na AGENCIA BRASIL...